top of page

Atualizado: 20 de ago. de 2019


É um modelo de cofre que na hora da abertura ou fechamento não utiliza nenhum acessório extra, como pilhas e baterias. É um cofre clássico e ideal para quem gosta de simplicidade sem abrir mão da segurança.


Como funcionam?

A abertura do cofre mecânico funciona através de um sistema manual. Ele possui um disco com marcações numéricas que vai de 00 até 99, ou uma chave. O segredo do cofre é especial e na forma que funciona, torna mínima a possibilidade de alguém que não tenha conhecimento do segredo conseguir abri-lo.


As vantagens de um cofre mecânico:

São diversas vantagens, uma delas é o fato de que sua funcionalidade não depende de pilhas ou baterias, ser prático e rápido na hora da abertura ou fechamento, e por ser um modelo simples, clássico é utilizado para inúmeras finalidades. O cofre mecânico da ABA Cofres permite a personalização de seu tamanho ou elementos de segurança.


Onde colocar o cofre?

Para manter uma segurança completa, a melhor indicação é que o seu cofre esteja embutido e escondido em paredes ou armários para dificultar o acesso em casos de assaltos, mas a escolha depende de cada necessidade.






40 visualizações0 comentário

O cofre é um equipamento utilizado para otimizar a segurança de determinados bens e valores. Eles existem há muito tempo, mas, com o avanço das tecnologias e da eletrônica, eles passaram por radicais transformações que facilitaram à sua utilização.


Abaixo citamos os diferentes tipos de aberturas de cofres disponíveis no mercado atualmente:


abertura cofre mecânico
Cofre Mecânico

1) A abertura via segredo

Essa tipo de abertura é ideal para quem não deseja arriscar-se andando com chaves ou não quer correr o risco de perde-las.

1.1 No cofre manual, a pessoa deve girar o disco mecânico, respeitando a senha numérica específica, que é a combinação do cofre.

1.2 No cofre digital, existe um display numérico para que seja digitada a senha, geralmente composta por 4 a 6 números. Sistemas mais avançados permitem misturar letras e números (sistema alfa numérico). Existem modelos que permitem até o cadastramento de diferentes senhas, assim cada usuário pode ter sua própria senha.



cofre biométrico
Cofre Biométrico

2) A abertura biométrica

O cofre dispõe de um sistema inteligente com leitor biométrico. Assim, somente a pessoa que tem suas digitais cadastradas no sistema poderá ter acesso ao conteúdo do cofre.

Algumas grandes empresas empregam a abertura biométrica por meio de reconhecimento óptico, ou seja, o leitor biométrico lê a retina do usuário e não sua digital. São seguros, pois a chave de acesso está na própria pessoa.








Cofre com chave Yale

3) A abertura com chave tipo Yale

No caso das aberturas de cofre com chave tipo Yale, utiliza-se uma chave formada por pinos que se alinham aos dentes encontrados na fechadura do cofre. As chaves Yale são muito comuns, sendo usadas em casas e apartamentos.








Cofre com chave tetra

4) A abertura com chave tipo Tetra

A chave Tetra é semelhante à chave Yale, mas possui uma diferença significativa: ela possui 4 segredos e não apenas dois, como a Yale. Isso significa que é como se o usuário tivesse 2 chaves diferentes em uma única peça. Pode-se, portanto, dizer que as chaves Tetra são mais seguras que as chaves Yale. Tanto as chaves Yale quanto as chaves Tetra dispensam manutenções futuras provocadas por desgastes na bateria ou por falhas no sistema.



Cofre Digital com chave
Cofre Digital

5) Abertura mista

As aberturas de cofres mistas estão presentes nos modelos digitais com chave. São essas as aberturas:

3.1 Abertura formada por um teclado integrado ao sistema onde o usuário define sua senha;

3.2 Abertura por chave, caso o usuário venha a perder a senha ou para casos especiais (especialmente emergências) que exigem a abertura do cofre por pessoas de confiança, mas que não possuem a senha.

É o tipo de abertura ideal para pessoas proativas, que gostam de se prevenir contra imprevistos.


13 visualizações0 comentário
bottom of page